O que é TOC?

TOC é a sigla para Transtorno Obsessivo-Compulsivo, um distúrbio de ansiedade que se caracteriza pela presença de obsessões e/ou compulsões. As obsessões são pensamentos, imagens ou impulsos indesejados e recorrentes que causam ansiedade ou desconforto, enquanto as compulsões são comportamentos repetitivos e ritualizados que são realizados para aliviar a ansiedade causada pelas obsessões.

Por exemplo, uma pessoa com TOC pode ter obsessões com a limpeza e compulsões de lavar as mãos excessivamente, mesmo que elas não estejam sujas. Ou pode ter obsessões com a simetria e compulsões de organizar e arrumar objetos repetidamente até que estejam perfeitamente alinhados.

O TOC pode interferir significativamente na vida da pessoa, causando angústia e afetando sua rotina diária, trabalho, relacionamentos e outras atividades importantes. O diagnóstico e o tratamento precoce podem ajudar a minimizar os efeitos do TOC e melhorar a qualidade de vida da pessoa. O tratamento geralmente inclui psicoterapia e/ou medicamentos, dependendo da gravidade e da preferência do paciente.

Mais para explorar

× AGENDAR CONSULTA